segunda-feira, 9 de julho de 2012

Metas de Aprendizagem 1º Ciclo

No 1º Ciclo, o documento sobre as Metas da Aprendizagem relacionadas com a Educação Musical, sob a designação genérica de Expressões Artísticas, integra, de modo a garantir a articulação horizontal, outras três disciplinas de Educação Artística. No entanto, cada uma das Expressões mantem especificidades próprias e para haver uma articulação sequencial, pode contemplar a coadjuvação de professores especialistas das diferentes áreas artísticas, prevista na Lei de Bases de 1986 na alínea a) do nº 1 do artigo 8º: “no 1º ciclo, o ensino é globalizante, da responsabilidade de um professor único, que pode ser coadjuvado em áreas especializadas”.

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Exp. e Com.
Subdomínio: Interpretação e Comunicação
Meta Final 6) O aluno canta sozinho e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções de diferentes formas, géneros e estilos, em métrica binária e ternária, utilizando a memória.
Meta Final 7) O aluno toca sozinho e em grupo, peças de diferentes formas, géneros, estilos e culturas, utilizando técnicas diferenciadas de acordo com a tipologia musical, em instrumentos não convencionais e convencionais na interpretação de música instrumental ou vocal acompanhada.
Meta Final 8) O aluno analisa e comenta audições de música gravada e ao vivo de acordo com os conceitos adquiridos e códigos que conhece, utilizando vocabulário apropriado.

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação
Meta Final 9) O aluno improvisa e compõe acompanhamentos e pequenas peças musicais, utilizando a voz, o corpo e instrumentos não convencionais e convencionais.
Meta Final 10) O aluno expressa ideias sonoras utilizando recursos técnico-artísticos elementares, tendo em conta diversos estímulos e/ou intenções.
Meta Final 11) O aluno cria códigos para registo gráfico de criações musicais.

Domínio: Expressão Musical - Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Percepção Sonora e Musical
Meta Final 12) O aluno identifica, analisa e descreve características rítmicas, melódicas, tímbricas e formais da música. 
Meta Final 13) O aluno utiliza notação não convencional para ler e expressar ideias musicais.

Domínio: Expressão Musical - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos
Meta Final 14) O aluno reconhece e valoriza a música como construção social, como património e como factor de identidade social e cultural.

4 comentários:

  1. Em relação às Metas da Aprendizagem, destaco o nº 9: "o aluno improvisa e compõe acompanhamentos e pequenas peças musicais, utilizando a voz, o corpo e instrumentos não convencionais e convencionais".
    A este propósito, como é possível, tendo em conta a formação que têm, a maior parte dos professores generalistas cumprirem com esta Meta?

    ResponderEliminar
  2. Parece-me importante incluir um importante esclarecimento em à coadjuvação, esta não substitui as atividades de enriquecimento curricular, e como se pode ler no documento conhecido, a continuação das AEC no campo da música no 1º ciclo visa “dar continuidade ao Apoio ao Estudo no 1.º ciclo, a par das outras atividades de enriquecimento curricular”.

    ResponderEliminar
  3. Pena o ministério não propor, sequer, metas para o 3º ciclo do ensino básico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não sabemos muito bem o que vai acontecer! À partida, as Metas estarão definidas no princípio de Agosto.
      De facto, não parece haver grande vontade ministerial em encaminhar recursos para a área da música. E o facto de ainda não terem sido proposta Metas é um sintoma.
      Acredito que o MEC esteja mais preocupado em potenciar os rcursos humanos que tem de pagar, nomeadamente, pessoal de EVT e ET, de modo a dar algum tipo de resposta à "borrada" que fizeram, por exemplo, em relação aos pares pedagógicos no 2º Ciclo.

      Eliminar